sexta-feira, 13 de maio de 2011

Meninos de Alcantil

Projeto busca preparar crianças e adolescentes para a vida por meio da dança, da música e da capoeira

Um dos mais conceituados em toda a Paraíba, 
o Balé Popular se destaca pela criatividade

Conhecida por ser uma terra festeira - onde acontece “O São João do Meio do Caminho” (evento que atrai milhares de pessoas no mês de junho) - o município de Alcantil, com seus 5.000 mil habitantes, vem demonstrando que parte de sua alegria característica é resultado da sociedade civil organizada. Uma delas é o projeto “Meninos de Alcantil” uma realidade cultural em pleno cariri paraibano e infelizmente não tem apoio da prefeitura local.

A filosofia de trabalho deste projeto é um tanto ousada para uma pequena cidade, distante a 192 km de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba. O “Meninos de Alcantil” recruta crianças e adolescentes pobres com a intenção de despertar e aprimorar seus talentos para a música, dança, teatro, enfim as artes em geral e a partir disto colocá-los num caminho certo para terem um futuro melhor.


O projeto foi transformado em ONG para
ter sua continuidade assegurada

“Procuramos ensinar-lhes uma arte, potencializá-los física e psiquicamente e dar a estas crianças e adolescentes suporte afetivo e emocional”, descreve o diretor artístico do Centro Cultural Meninos do Alcantil (Cecma), Erasmo Rafael da Costa, resumindo em poucas palavras todo este trabalho. ”No Cecma, o maior investimento é feito na auto-estima dos jovens, rapidamente emancipando-os e colocando-os num patamar de dignidade, conferindo-lhes cidadania”, acredita.

O projeto nasceu em 1997 e em 2000 foi transformado em ONG. Para garantir sua continuidade, desde sua criação teve apoio de Dunga Junior Prefeito na época e um dos fundadores do projeto.



Entre 1997 e 2004 a Prefeitura de Alcantil financiava o projeto e considerava  uma de suas prioridade em função desta sistemática de trabalho, que busca preparar crianças e adolescentes para a vida. Através da disciplina que a dança, música e a capoeira confere a seus praticantes. Eles podem participar do Balé Popular, da Banda Atanásia, , da Escola de Dança, do Grupo de Capoeira, ou, ainda, do curso de Computação. Além das entidades publicas e privadas outro parceiro que legitima o Cecma e seus projetos é a comunidade alcantilense que, durante os últimos anos, tem constatado nesta idéia, o verdadeiro exercício da cidadania. Para participar do projeto as crianças e adolescentes devem estar matriculadas e não podem reprovar. Caso isto ocorra elas são automaticamente desligadas do “Meninos do Alcantil”. As inscrições para as oficinas acontecem todo o início do ano e a intenção da ONG é, na medida do possível, ampliar o número de vagas.



Um total de 180 crianças e adolescentes
são beneficiadas pelo projeto

De acordo com Erasmo Rafael, ao longo destes 14 anos de trabalho muitos talentos já despontaram. O Balé Popular é uma prova disto. Atualmente ele é considerado um dos melhores da Paraíba. Outra boa surpresa do projeto são as Bailarinas Ana Paula de Sousa, Carla Jaqueline, Irlane Silva, Juçara Silva e Dayanne Macêdo, reveladas pela escola de dança do Cecma. “Elas hoje são professora de dança em varias cidades da Paraíba (Boqueirão, Campina Grande, Caturité, Areia, Esperança, Remigio, Ingá e Queimadas) e Pernambuco (Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama e Caruaru) e sem dúvidas elas representam o perfil do nosso projeto”, destaca o diretor artístico.

4 comentários:

  1. Muito bem, Erasmo! É assim que se faz. Mostrar o que temos de melhor pra o mundo e fortalecer nossa arte. Abs!

    ResponderExcluir
  2. Que história bonita deste projeto, Parabéns galera por acreditar no próximo e no desenvolvimento das pessoas para vida!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela inciativa meu amigo Dunga Junior , é bem verdade que devemos sim abraçar causas como essa,pois, a inclusão social é a maior ferramenta de apoio para que a educação vença a miséria. PARabénSSS!!!

    ResponderExcluir
  4. Confesso que estou muito feliz com a volta das Atividades da ONG Meninos de Alcantil, tenho muito orgulho desse projeto e um carinho especial por cada um que passou pela Instituição, seja no Balé Popular, na Escola de Dança Clássica, no Grupo de Capoeira, na Banda Atanásia, na Escola de Informatica, na Cia. Meninos de Alcantil, na Filarmônica Meninos de Alcantil e em vários cursos ministrados em parceria com o SEBRAE, Escola Técnica Redentorista e o CDI Comitê para Democratização da Informatica.

    ResponderExcluir