Com a finalidade de promover um resgate histórico sobre os 15 anos de fundação do Balé Popular de Alcantil, uma Comissão de Memória será formada pela diretoria do Centro Cultural Meninos de Alcantil para arrecadar documentos, fotografias, recortes de jornais, registros audiovisuais ou qualquer outro meio que possa ser reunido em uma publicação gráfica, a ser lançada até março de 2012.
A Comissão, coordenada pelo produtor cultural Erasmo Rafael e formada por alunos, bailarinos, amigos e professores do Balé Popular de Alcantil, pretende chamar a atenção das pessoas que, de alguma forma, fizeram parte do Balé Popular de Alcantil e guardaram registros sobre estes 15 anos de trajetória, sejam integrantes da cidade de Alcantil (professores, funcionários, alunos) ou não. De caráter comemorativo, o material gráfico constará de um livro e um álbum de fotografias, publicados posteriormente pela Editora da Gráfica A União (Governo do Estado).
Segundo o produtor cultural Erasmo Rafael, o Centro Cultural Meninos de Alcantil está preparando atividades para fazer referência e homenagear a história dos 15 anos. “Para isso, contamos com o apoio fundamental daqueles que participaram do projeto ”Meninos de Alcantil”, criado pelo ex-prefeito de Alcantil e ex-deputado estadual Dunga Junior que nutram uma identificação com a história ou, ainda, que tenham prestado ou recebido alguma contribuição do projeto.
Um pouco da história
O Balé Popular de Alcantil foi criado em 20 de fevereiro de 1997 pelo então Prefeito na época Dunga Junior e pelo Secretário de Cultura na época Erasmo Rafael na cidade de Alcantil.
Apenas em 2000, quando foi criado a ONG Centro Cultural Meninos de Alcantil, é que o Balé Popular de Alcantil passou a pertencer a uma instituição privada sem fins lucrativos de caráter sócio-cultural. Além dos 15 anos de fundação do Balé Popular de Alcantil, comemorados neste ano, os 12 anos de fundação do Centro Cultural Meninos de Alcantil também serão celebrados em 2012.
Além do Livro está sendo montada uma peça com os Atores Claudio Robélio e Alexandre Filho com Direção de Chico Oliveira e produção de Erasmo Rafael.
Mas o ponto alto das comemorações sem duvida será a volta do Balé Popular de Alcantil com novas coreografias e um elenco formado por veteranos e nos integrantes.